Veja os dados:
O Censo Escolar 2010 aponta que o Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica pública e privada – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio, educação profissional, especial e de jovens e adultos. Dos 51,5 milhões, 43,9 milhões estudam nas redes públicas (85,4%) e 7,5 milhões em escolas particulares (14,6%).
O PIB do Brasil é de cerca de 3,6 Trilhões, e o ensino público vem se arrastando com somente 5% disso, fora a corrupção imensa que ainda existe no Brasil. De fato 5% de 3,6 Trilhões é muito dinheiro, no entanto, a educação necessita de muito mais pra tirar as escolas do sucateamento deixado por governos anteriores que nunca se preocuparam com a educação.
Uma professora do Rio Grande do Norte chamada Amanda Gurgel, criou um movimento chamado – 10% do PIB já! – Ao qual visa chamar a atenção das autoridades, das entidades estudantis, dos partidos envolvidos no desenvolvimento da educação e criar movimentos populares e revoluções na internet com intenção de aumentar os fundos direcionados pra educação. Podemos perceber que os países ricos e desenvolvidos foram os que mais investiram em educação.
Nesse sentido, sabemos a preocupação do MEC com o futuro dos estudantes de rede pública do Brasil, que ironicamente quer liberar somente 7% do PIB. Os partidos políticos e entidades estudantis de todo o Brasil se mobilizam em busca destes 10%, o calendário deste mês de agosto é importantíssimo, pois acontecerão pelo Brasil, vários movimentos estudantis em prol deste investimento essencial na educação.
O Brasil, não precisa de dinheiro. Precisa de educação.
Países como Cuba, não são ricos mais tem um ótimo desenvolvimento humano, se fosse colocado em comparação com o Brasil veríamos que Cuba está na posição 31ª, já o Brasil na posição 70ª, mesmo sabendo que a diferença de economia é grande, pois o Brasil é a 8ª economia mais rica do mundo. Precisamos sim, deste salto pra educação!
Fonte: Blog estudanteativista.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário
mandem sugestões e videos para weslensantos2010@hotmail.com e weslencruz@hotmail.com